"Arte, Cultura e Vida Urbana"

Altar é um coletivo de fotografia que se constitui numa parceria entre os fotógrafos Tatiane Martins e Leonardo Ramos. Eles entendem que a fotografia é mais que um registro – acima de tudo, é uma expressão de arte. Tatiane Martins é Publicitária. Desde 2009 atuando no ramo da fotografia, direciona sua sensibilidade para o retrato, registrando momentos simples do cotidiano que se transformam em leituras sobre a vida, a fé e os relacionamentos humanos, traduzidos quase sempre no seu olhar singular e artístico sobre Minas Gerais. Leonardo Ramos é Professor. Sua formação em Música e Literatura o influenciaram na sua incursão no mundo da fotografia. Atuante na cena musical belorizontina desde 2005 em diversas bandas autorais, Leonardo entende bem como o registro fotográfico é importante para a manifestação artística e cultural.

example float

O Altar tem acompanhado os movimentos artísticos e culturais de Belo Horizonte. Acreditamos que essa imersão na cultura não pode se ater a uma mera representação factual: o registro imagético de atividades culturais deve ser ele mesmo uma manifestação artística.

example float

“Altar” traz a ideia da arte. A criatividade é essencial para a arte, e está ligada, de uma certa forma, à Criação: Deus cria tudo do nada, ou de Si mesmo, e o homem à Sua imagem e semelhança –, a arte é uma expressão da personalidade do artista. De outro lado, a apreciação de uma verdadeira obra de arte sempre nos leva a uma experiência de contemplação e admiração.

As fotografias da mostra “Arte, Cultura e Vida Urbana”, estarão expostas no Matriz até fevereiro. Desvendando a efervescente vida cultural de Belo Horizonte, além de revelar a vida urbana de outros locais.